sexta-feira, 30 de março de 2012

COMER, COMER!...















POR: CEMEI "Tia Otília"



OBA! É SEMANA DA ALIMENTAÇÃO! AS CRIANÇAS DO MATERNAL I, JUNTAMENTE COM AS EDUCADORAS, PREPARARAM UM LINDO PAINEL MOSTRANDO A IMPORTÂNCIA DOS ALIMENTOS. FIZERAM TAMBÉM, PINTURA E COLAGEM PARA ENRIQUECER ESTE TRABALHO E AGORA, APRECIAM COM ENTUSIASMO O RESULTADO. APROVEITANDO A DATA, AS EDUCADORAS TROUXERAM FRUTAS QUE IRÃO DEGUSTAR, EXPERIMENTANDO DELICIOSOS SABORES E ESCOLHENDO O QUE GOSTAM OU NÃO. NA OPORTUNIDADE, APRENDEM A SENTIR PRAZER E ALEGRIA DURANTE AS REFEIÇÕES, PARTILHAM E TROCAM ALIMENTOS E ADQUIREM HÁBITOS DE HIGIENE.


QUE TRABALHO GOSTOSO!...

"GOSTOSO É SER SAUDÁVEL"

Na Creche Municipal Professor “João Gomes” trabalhamos sempre a importância de uma boa alimentação.

Tendo contato com as variedades de alimentos no dia a dia, às crianças além, de adquirem hábitos saudáveis, são informadas sobre os cuidados importantes para nossa saúde.

Afinal, saúde é o que interessa.

Os alunos do Maternal II das Educadoras: Altiva e Alessandra divertiram pintando, fazendo colagem, montando quebra-cabeça nas atividades "minha fruta preferida".

quinta-feira, 29 de março de 2012

Posse do Colegiado

E. M. Dom Orione
Aconteceu na referida escola a posse dos membros do Colegiado eleito aos 23/03/2012 de forma democrática. Reuniu-se presidente e demais membros do Colegiado, titulares e suplentes de todos os segmentos.
A presidente esclareceu aos membros a importância do Colegiado em instituições de ensino ( funções deliberativa e consultiva nos assuntos relativos à administração escolar, respeitando a norma legal). Houve registro em ata que após lida e aprovada foi devidamente assinada.
A presidente do Colegiado agradece a participação de todos.
Luzitânia Álvares da Silva - Diretora escolar I.







Confecção de Tangram usando segmento de reta.

Por:E.M.Heloisa de Campos Santos

Os alunos do 5º ano da professora Aldeana Costa, confeccionaram um Tangram usando pontos que formaram segmentos de reta, os quais originaram polígonos. Segundo a lenda um chinês chamado Tan, tinha uma cerâmica de estimação que ele adorava muito. Um dia infelizmente ele tropeçou e a cerâmica quebrou em 7 pedaços. Então ele passou o resto da vida tentando colar as peças e cada vez que tentava formava um desenho diferente. Após formar o tangram, os alunos analisaram os ângulos e a classificação de cada polígono. Em seguida coloriram cada peça e assim como Tan, tentaram juntar as peças e criaram desenhos maravilhosos.

Pequeninos conhecem obra de Romero Britto

Por:E.M.Heloisa de Campos Santos

Os alunos da professora Adriana Almeida, do 2ºano realizaram um maravilhoso trabalho nas
disciplinas de Língua Portuguesa e Artes. Pesquisaram e pintaram diversas obras do artista Romero Britto, com o objetivo de conhecer obras de artistas brasileiros, brincar com as cores, ler e interpretar imagens e produzir autobiografia .Romero Britto é um artista pop que usa cores vibrantes e estampas fortes como linguagem de esperança e felicidade. Sua arte sensibiliza a todos. Assim como o artista os alunos espalharam cores e beleza em nossa escola.

quarta-feira, 28 de março de 2012

A História dos Três Porquinhos

Por: Escola Municipal Arco-Íris

“Conheço uma história onde as casas não eram tortas, mas foram feitas de maneiras diferentes...”

As professoras do 2º Período da Educação Infantil Railda e Shirlene, juntamente com as supervisoras Madalena e Amélia, dramatizaram a história dos Três Porquinhos, enquanto a professora Shirley narrava a história com muito ritmo e entonação.

Estimula a imaginação das crianças, a linguagem oral, atenção, socialização, coordenação motora, criatividade, sensibilidade, curiosidade e o gosto pela leitura.

A história fala de valores morais importantes, que não podem ser ignorados. Ensina a importância do fazer bem feito, deixando de lado a preguiça, a amizade dos Três Porquinhos e a boa convivência entre eles o cultivo a esperança e o sonhar, com a expectativa de um final feliz.


terça-feira, 27 de março de 2012

Água nossa de cada dia





Os alunos dos 8º anos 105 e 106, juntamente com a professora de Geografia Clara Maria, trabalharam o tema Água com criatividade e seriedade. Os alunos construíram maquetes demonstrando as várias utilidades da água e como é importante preservá-la.

Água – Essência Da Vida

Em louco acometimento
os homens esmagam a esperança
sem dó nem sentimento...
Poluem as cristalinas
doces águas da vida...
Invalidam a decência
na sua demência...
Não ouvem o pedido
de clemência
das agonizantes águas
cheias de mágoas...
Existência... Essência...
Sopro da terra
fios de vida em guerra
com poluentes...
Rios doentes
destempero de lixo
esguichos de loucura
e tortura...
Esgotos adentram
ao seu leito...
Sem nenhum respeito!
Levam saúde... Sonhos... Vida...
Deixam o planeta sem saída...
Apagam em sordidez
um alvorecer risonho...
Matam a mão armada
águas esparramadas...
Poluídas... Perdidas...
Na terra acometida...
Ressentida...
Que grita por vida!

Carmen Vervloet

Gestão municipal e educação



O prefeito Alex Rocha conseguiu junto ao ministério dos esportes doações de materiais para as aulas de Educação Física para todas as escolas da rede municipal. A escola Dona Maria do Carmo Álvares da Silva teve o prazer e a honra de receber os materiais das mãos do próprio prefeito que demonstrou mais uma vez sua dedicação e preocupação com o desenvolvimento educacional dos jovens moradenses. Os alunos ficaram agradecidos e satisfeitos com a eficiente ação da gestão municipal.

Dia Mundial da Água

 A água é o elemento que deu origem e sustenta a vida no planeta. Sem água, nenhuma espécie vegetal ou animal, incluindo o homem, sobreviveria. Pensando nisso os professores da Escola Municipal "Professor Antonio Ribeiro", desenvolveram trabalhos de concientização dos alunos quantos ao uso adequado desse recurso natural, pois, se não economizar vai falta.
 Confira os murais dos alunos do 3ºano, professora Catiana, do 2º período e 1ºano, professoras Maria Didi e Carla Graciele.



segunda-feira, 26 de março de 2012

Entrega dos livros pela fundação Itaú Social

Entrega dos livros enviados pela fundação Itaú Social, onde foi dramatizada a História: “Adivinha Quanto eu Te Amo”. Os professores trabalharam com os alunos a valorização dos livros como patrimônio cultural para informar e formar cidadãos.
O bibliotecário entra vestido com o Livro: “Adivinha quanto eu te amo.”
Você lê? Quanto? O quê? Leia o que pintar: livros, revistas, pichações, frases do banheiro público, poesia, placa de estrada, jornal, leia tudo, pois ler é a melhor solução...
“Um livro ...
Aberto, é um cérebro que fala;
Fechado, um amigo que espera;
Esquecido, uma alma que perdoa;
Destruído, um coração que chora”.

A aluna Lívia do 4º ano, da professora Marilene, declama a poesia:

Meu livrinho querido
(M. Dulce S. Antunes)

Este livrinho tão querido
Que hoje vamos receber
É um premio para todos
Que aprenderam logo a ler.

Ô livrinho abençoado
Fonte de luz e saber
Para mim és um tesouro!
Pois agora já sei ler.

Meu livrinho tão amigo!
Vou guardar-te com carinho!
Quero ver-te sempre, sempre.
Mesmo quando eu for velhinho!







Entrega de kits esportivos

" Por meio dos jogos, a criança aprende a coagir a si mesma, a se investir numa atividade duradoura, a conhecer e desenvolver as forças de seu corpo. Em geral, os melhores jogos são aqueles nos quais aos exercícios de habilidades acrescentam-se exercícios dos sentidos".
(Kant apud Duflo 1999,p.57)


No dia 23/03/2012, última sexta-feira, foi com muita satisfação que a Escola Municipal "Professor Antônio Ribeiro"recebeu kits esportivos, os quais foram entregues pela Chefe de Departamento Municipal de Educação, Luciene Aparecida Lemos Ribeiro, em nome da Administração Municipal.

sábado, 24 de março de 2012

Hora Divertida




Os alunos do 1º ao 5º ano da "Escola Municipal Waldemar Álvares Rodrigues de Souza" transformam à hora do recreio em um momento de diversão e interação, aproveitam ao máximo, brincando de roda, peteca, dentre outras brincadeiras.

Dia Mundial da Água

Com a finalidade de conscientizar os alunos sobre a importância da água, as professoras Daniela e Elizet, da "Escola Municipal Waldemar Álvares Rodrigues de Souza" confeccionaram com os alunos do 6º ao 9º ano cartazes.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Eleição do Colegiado da E. M. “Dom Orione”

23-03-2012
E. M. “Dom Orione”
Acontece na referida escola a eleição para constituição do colegiado.
O colegiado escolar é o órgão representativo da comunidade escolar, com funções deliberativas e consultivas nos assuntos referentes a gestão pedagógica, administrativa e financeira, respeitando a norma legal.
Foi convocada a comunidade escolar para participarem do processo eleitoral, mediante Edital de Convocação.
Só vota alunos com idade superior a 14 anos, pais, responsáveis e funcionários.
A votação foi bem tranquila e com boa participação.
A escola agradece a todos pelo envolvimento.