quinta-feira, 10 de maio de 2012

HISTÓRIAS INFANTIS


PROJETO: HISTÓRIAS INFANTIS COM AS TIC's
HISTÓRIA A SER TRABALHADA: A TARTARUGA INFELIZ
PÚBLICO ALVO: CRIANÇAS DE 1 A 2 ANOS
TURMA: MATERNAL I
EDUCADORA: GEÍZA CRISTINA
INSTITUIÇÃO: CEMEI TIA OTÍLIA

OBJETIVO GERAL
  • ESTIMULAR DIVERSAS HABILIDADES QUE CONTRIBUEM NA FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO: CONCENTRAÇÃO, PERCEPÇÃO AUDITIVA E VISUAL, RESPEITO A SI E AO GRUPO, EQUILÍBRIO EMOCIONAL, LINGUAGEM ORAL E GESTUAL, RESPEITO À NATUREZA.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • CONHECER E UTILIZAR A LINGUAGEM VERBAL E CORPORAL;
  • ADQUIRIR CAPACIDADE DE COMPREENSÃO ATRAVÉS DA LINGUAGEM DIFERENCIADA;
  • INSERIR A CRIANÇA NO MUNDO DA LINGUAGEM ORAL;
  • ESTIMULAR A AUDIÇÃO E A FALA;
  • AGUÇAR  A ORALIDADE A PARTIR DO QUE A CRIANÇA OUVE E REPRODUZ ACRESCENTANDO SEU PRÓPRIO VOCABULÁRIO;
  • INCENTIVAR A  CRIATIVIDADE, SENSIBILIDADE, IMAGINAÇÃO E CURIOSIDADE.
DURAÇÃO
  • 03 DIAS

JUSTIFICATIVA
  • A HISTÓRIA INFANTIL É UM PODEROSO INSTRUMENTO QUE DESENVOLVE NA CRIANÇA VÁRIAS HABILIDADES E ESTIMULAM A CRIATIVIDADE E A IMAGINAÇÃO.POR ISSO, ESTE PROJETO FOI CRIADO COM O INTUITO DE AMPLIAR O VOCABULÁRIO DAS CRIANÇAS E PROPOR ATIVIDADES DIFERENCIADAS DE ACORDO COM A CAPACIDADE E COMPETÊNCIA DAS MESMAS.

ESTRATÉGIAS
  • USAR FANTOCHES CONFECCIONADOS COM PAPÉIS VARIADOS E PALITOS, CENÁRIO CONFECCIONADO COM CAIXA DE PAPELÃO E PAPEIS COLORIDOS PARA CONTAR A HISTÓRIA DA TARTARUGA INFELIZ;
  • DISPOR AS CRIANÇAS SENTADAS EM ALMOFADAS SOBRE UM TAPETE CONFORTÁVEL PARA OUVIREM A HISTÓRIA QUE SERÁ CONTADA PELA EDUCADORA, USANDO OS FANTOCHES;
  • LEVAR OS ALUNOS PARA VEREM, NO COMPUTADOR, IMAGENS DOS ANIMAIS DA HISTÓRIA;
  • LEVAR GRAVURAS DE DIVERSOS ANIMAIS E PEDIR AS CRIANÇAS QUE LOCALIZEM OS PERSONAGENS DA HISTORIA ENTRE AS GRAVURAS;
  • IMITAR O SOM PRODUZIDO PELOS ANIMAIS DA HISTÓRIA;
  • CURIOSIDADE: SERÁ QUE A TARTARUGA NÃO EMITE SOM?
  • IMITAR A MANEIRA DOS PERSONAGENS DA HISTÓRIA SE LOCOMOVEREM;
  • REPETIR INDIVIDUALMENTE E EM GRUPO O NOME DOS PERSONAGENS DA HISTÓRIA ESTIMULANDO A FALA.
  • ENCENAR COM AS CRIANÇAS A HISTÓRIA;
     OUVIR MÚSICAS INFANTIS QUE FALAM DOS ANIMAIS QUE APARECEM NA HISTÓRIA.
    USAR A MÁQUINA FOTOGRÁFICA PARA REGISTRAR AS ATIVIDADES
RECUROSOS TECNOLÓGICOS USADOS: 
  • COMPUTADOR (INTERNET), MÁQUINA FOTOGRÁFICA, SOM.

AVALIAÇÃO
  • SERÁ FEITA ATRAVÉS DA VERIFICAÇÃO DO INTERESSE DOS ALUNOS E CONCENTRAÇÃO NAS ATIVIDADES.



POR: GEÍZA

2 comentários:

  1. Maria Helenamaio 10, 2012

    Parabéns Geíza, pelo brilhante trabalho com histórias. As crianças amam e com elas aprendem coisas essenciais para a vida! Gostei muito do seu projeto! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Geíza que trabalho fantástico. Histórias contadas de forma interativa e criativa, prendendo a atenção de todas as crianças.

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!